Lipoaspiração: como é feita, resultados e cuidados - Clínica Landecker

A lipoaspiração é um procedimento muito procurado para retirar o excesso de gordura localizada sob a pele, oferecendo como resultado contornos suaves e proporcionais. Essa cirurgia plástica pode ser feita em qualquer parte do corpo que tenha gordura localizada como abdômen, região dorsal, coxas, braços, entre outras.

A intervenção é delicada e os cuidados no pré e pós operatórios são muito relevantes, tanto para sua segurança quanto para a satisfação com o resultado. Aprenda mais sobre a lipoaspiração acompanhando nosso artigo de hoje!

Quais são as técnicas usadas para fazer a lipoaspiração?

Existem vários tipos de lipoaspiração com finalidades diferentes. São elas:

  1. Lipoaspiração: esse é o procedimento mais conhecido e também uma das cirurgias plásticas mais procuradas que consiste em aspirar à gordura localizada usando uma cânula, que é introduzida sob a pele. Antes dessa etapa, é aplicada uma solução na gordura, composta por soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local (tumescente). Essa solução facilita a aspiração da gordura.
  2. Lipoescultura: essa técnica visa aspirar a gordura localizada de uma determinada região e enxertar parte dela em outro local do corpo, visando seu preenchimento.
  3. Vibrolipoaspiração: nesse tipo de lipoaspiração é usado um aparelho que faz a cânula vibrar, facilitando a penetração na gordura para sua retirada. Proporciona menor dor no pós-operatório, uma aspiração menos traumática e menos sangramento.
  4. Lipoaspiração Ultrassônica: na primeira fase é inserida uma cânula com ponta de ultrassom para liquefazer a gordura. Na segunda fase, é inserida uma cânula da lipoaspiração tradicional para aspirar a gordura liquefeita e a massa adiposa que não foi liquefeita. A vantagem é que a paciente tem menos dor no pós-operatório e menos sangramento, porém, há suas desvantagens.
  5. Lipoaspiração à Laser: é parecida com a ultrassônica, porém na ponta da cânula é usado um laser. É muito pouca realizada e seus resultados são pouco estudados.

Existem outras variações, mas essas são as mais conhecidas.

Qual é a melhor técnica para fazer a lipoaspiração?

Dentre várias técnicas da lipoaspiração, a melhor é a lipoaspiração tradicional, pois ela está no mercado há mais de trinta anos e seus resultados são muito mais satisfatórios. Essa cirurgia plástica pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres, de qualquer biotipo que esteja próximo do seu peso ideal.

lipoaspiração

Quais são os 6 principais riscos da lipoaspiração?

A lipoaspiração possui riscos como qualquer outra cirurgia plástica, como hematomas, infecções, perfuração de órgãos e entre outros.

Mas esses erros são muito raros, claro, se a cirurgia for realizada por um médico experiente e de confiança. Assim, é aconselhado fazer lipoaspiração com profissionais capacitados para desenvolver o procedimento.

Mas afinal, quais são os principais riscos da lipoaspiração?

  1. Hematomas;
  2. Seroma;
  3. Flacidez;
  4. Alteração da sensibilidade;
  5. Infecção;
  6. Trombose.

Quais são os cuidados básicos antes e depois da cirurgia?

Saiba que, se foi indicado a você a lipoaspiração, é preciso tomar alguns cuidados antes e após a cirurgia plástica, para que os resultados sejam muito mais satisfatórios. A qualidade da lipoaspiração não dependem apenas do cirurgião plástico, mas também de você. Continue acompanhando a leitura!

Cuidados básicos

Os cuidados pré-operatórios básicos são válidos para quase todas as cirurgias plásticas e que, se forem praticados com antecedência (meses antes da cirurgia plástica), será muito benéfico para a paciente.

Os cuidados básicos pré-operatórios são:

Alimentação do paciente

A qualidade da alimentação da paciente é de extrema importância para evitar a falta de nutrientes e vitaminas que possam levar a anemia, principalmente na lipoaspiração, pois essa cirurgia aspira a gordura e com ela é aspirado certa quantidade de sangue também.

Além disso, um corpo bem nutrido tem uma recuperação mais rápida e pode evitar complicações durante a cirurgia plástica.

Evitar cigarro e medicamentos

O cigarro é um vasoconstritor e contribui para piora da circulação sanguínea. Suas mais de 4000 substâncias irritam o pulmão e prejudicam a oxigenação do sangue. Todos esses fatores aumentam o risco de necrose e dificultam a cicatrização.

Os anticoagulantes devem ser suspensos, pois seu objetivo é evitar a coagulação do sangue, mas, na lipoaspiração, o uso dessas medicações pode resultar em hematomas. Os medicamentos são: acido acetil salicílico e todos os remédios contraindicados em caso de suspeita de dengue.

A hidratação da pele é muito importante para quem vai fazer lipoaspiração. Ela ajuda a pele a ficar mais elástica, pode ser feita pelo menos duas vezes por dia.

Como são os cuidados no pós-operatório?

Para garantir uma boa recuperação e resultados satisfatórios, é necessário tomar alguns cuidados após a cirurgia plástica, como:

  1. usar a cinta ou malha compressora (indicada para quem faz lipoaspiração),
  2. drenagem linfática (que pode ser indicada para ser feita alguns dias depois do procedimento),
  3. evitar alimentos gordurosos e pesados,
  4. não se expor ao sol nem a temperaturas muito baixas,
  5. não fazer atividades físicas pesadas por pelo menos 10 dias e
  6. retornar à clínica onde foi realizado o procedimento para fazer a troca de curativos.

Reforçamos a importância de evitar fumar até 30 dias após a cirurgia, não usar anticoagulantes, manter uma boa alimentação e sempre seguir as orientações do cirurgião plástico. Escolha um profissional especializado e capacitado, com ampla experiência na área e pertencente à Socieda Brasileira de Cirurgia Plástica, para  fazer sua lipoaspiração com segurança.

Gostou do conteúdo? Aproviete e deixe o seu comentário!

Agende sua consulta

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Erro › WordPress