Lifting facial: como é feito, resultado e indicações - Clínica Landecker

 

O lifting facial é um procedimento estético cujo objetivo é reduzir rugas no rosto e pescoço. Além disso, a cirurgia plástica ajuda na diminuição da flacidez da pele e remove o excesso de gordura da face. Sendo assim, a intervenção proporciona um aspecto mais jovem e bonito para o paciente.

O lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, permite melhorar os sinais de idade. O procedimento é indicado a partir dos 45 anos, mas pode variar para menos ou mais, dependendo dos sintomas e grau de envelhecimento das estruturas faciais.

Conheça mais sobre o precedimento no artigo. Continue lendo! 

Por que fazer o lifting facial?

Lifting facial é considerado por muitos uma das cirurgias mais nobres da cirurgia plástica, porque ela lida com o principal cartão de visitas do paciente que é a sua face e o seu sorriso.

O rosto do paciente é dividido em 3 terços, terço superior, médio e inferior. Então, o que aflige os pacientes? No terço superior, em geral, rugas hiperativas e um excesso de pele das pálpebras superiores e, muitas vezes, um excesso de bolsas de gordura e excesso de pele nas pálpebras inferiores.

Isso torna o olhar cansado. A falta de vivacidade nos olhos e é uma questão que pode incomodar bastante o paciente, pois, mesmo após uma boa noite de sono ou uso de maquiagem, o efeito não é amenizado.

No terço médio da face, os tecidos apresentam a tendência de descer. O que é bonito, no rosto feminino especialmente, é quando você tem as maçãs do rosto altas e bem definidas. Infelizmente, com o envelhecimento, esses tecidos tendem a cair e se depositar mais abaixo.

Um efeito desse decaimento é o que se chama bulldog chinês, quando há uma linha no bigode chinês e um acúmulo de tecido que tira a definição do ângulo da mandíbula. Isso pode ser uma fonte de aflição para as pessoas que procuram a ritidoplastia.

Veja tudo sobre a cirurgia de lifting facial no vídeo abaixo: 

Como funciona o lifting no pescoço?

Uma outra coisa importante é a região do pescoço, que também é uma das principais queixas. Pode haver o aparecimento de bandas de platisma, que é quando o músculo do pescoço abre e suas bordas caem, formando aquelas duas linhas em algumas pessoas, quando elas fazem algum tipo de movimento dinâmico.

Há também o acúmulo de gordura, que é a papada e a flacidez de pele. Esses são os três principais problemas do pescoço, que também são fontes comuns de incômodo. Mas, felizmente, a boa notícia é que é possível corrigir todas essas alterações usando a cirurgia de lifting facial.

Como é feito o lifting facial?

Basicamente, o cirurgião produz incisões que ficam dentro do couro cabeludo, seguindo as curvas naturais na frente da orelha, por trás da orelha e para dentro do couro cabeludo. São incisões quebradas e escondidas que, quando bem costuradas, não deixam marcas visíveis.

É muito, muito difícil você ver essas cicatrizes quando a cirurgia é feita corretamente.

Apos realizar as incisões, o especialista descola um pouco a pele e reconstrói ou reposiciona os tecidos profundos onde eles deveriam estar, ou onde eles estavam há cerca de 10 anos.

Após fazer esse reposicionamento com pontos, o médico recoloca a pele sem tensão, corta os excessos e faz essa sutura com bastante cuidado, visando oferecer aquelas cicatrizes invisíveis conforme foi citado.

Como são os cuidados no pós-operatório?

A presença de algum familiar ou amigo no momento da internação e na alta é indispensável.

Assim que o procedimento é finalizado, o médico responsável coloca bandagens ao redor do rosto para minimizar o inchaço e hematomas.

Além disso, o cirurgião irá orientar os cuidados no local da cirurgia e recomendar os medicamentos para ajudar na cicatrização e evitar infecções.

Mas é possível de ocorrer alguns sintomas no pós-operatório, como:

Como é o resultado do lifting facial?

O foco dessa cirurgia é naturalidade. As pessoas perguntam como elas vão ficar depois da cirurgia e eu sempre falo: “pegue uma foto sua de 10 anos atrás, vai ficar exatamente desse jeito.”

Quando a cirurgia é feita corretamente, do ponto de vista técnico, você tem um rejuvenescimento de cerca de 5 a 10 anos, sem sinais de cirurgia.

Uma boa cirurgia de face é aquela que não é possível perceber que foi feita. As amigas vão querer saber o que você fez, por que está com um ar mais descansado e vão se perguntar o que aconteceu. Naturalidade é a questão mais importante na operação no rosto.

O lifting facial é um procedimento para rejuvenescimento e amenização de sinais de idade. Lembre-se de buscar um especialista competente, pertencente à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e de fazer uma pesquisa profunda para escolher o melhor profissional, pois essa cirurgia é muito delicada. Gostou de aprender sobre a ritidoplastia? Aproveite e compartilhe sua opinião nos comentários!

Agende sua consulta

COMENTÁRIOS

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Li e aceito a Política de privacidade e autorizo a Clínica Landecker a utilizar meus dados para contato e envio de conteúdos referentes à cirurgias, estética e saúde.

Posts Relacionados

Erro › WordPress