

Assista o vídeo
A carne esponjosa (hipertrofia de cornetos) pode ser tratada com medicamentos ou com a cirurgia de rinoplastia estruturada.
CARNE ESPONJOSA
A carne esponjosa, também conhecida como hipertrofia de cornetos, é uma anomalia nos cornetos, estruturas nasais interiores que servem para aquecer e umedecer o ar atmosférico, antes que eles entrem nos pulmões, por meio da respiração.
Quando os cornetos ficam com um tamanho maior do que o normal, ocasionam problemas respiratórios, pois obstruem a passagem de ar pelo nariz.
causas e sintomas
A carne esponjosa ocorre após repetidas crises alérgicas, quando os cornetos aumentam excessivamente de tamanho. Existem alguns sintomas que podem ajudar a identificar esse problema. Alguns deles são:
- Obstrução nasal.
- Pigarro.
- Boca seca.
- Ronco excessivo.
- Secreção excessiva.
- Crises alérgicas.
É de extrema importância consultar um médico especialista e confirmar o diagnóstico para dar continuidade escolhendo uma forma de tratamento.
entenda a relação com o desvio de septo
O septo é uma estrutura nasal que serve, basicamente, para separar o lado esquerdo do direito no nariz e guiar a corrente de ar que vai aos pulmões. Quando há um desvio no septo, essa estrutura fica inclinada para um dos lados, que pode ser o esquerdo ou o direito.
No lado oposto de inclinação podem nascer pequenos cornetos médios bolhosos. Além disso, ocorre uma hipertrofia do corneto inferior, preenchendo o lado “vazio” e obstruindo ainda mais a passagem de ar.
tratamentos
A carne esponjosa pode ser tratada com medicamentos ou com a cirurgia de rinoplastia estruturada. A rinoplastia, ou cirurgia de nariz, é um tipo de cirurgia que visa a otimização das vias respiratórias e que pode tratar problemas como a carne esponjosa.
Essa cirurgia opera com a retirada de ossos e de cartilagem para esculpir um nariz e otimizar as vias respiratórias. Por seguir a filosofia estruturada, com esse tipo de rinoplastia, o médico consegue aplicar enxertos de cartilagem na estrutura nasal, fortalecendo-a consideravelmente.
Caso o paciente possua, além de carne esponjosa, desvio no septo, o tratamento só é possível por meio de cirurgia.
Como a rinoplastia estruturada é um tipo de cirurgia específica que serve para o tratamento de carne esponjosa, escolher um médico qualificado e especialista é primordial. Todo cirurgião plástico precisa obrigatoriamente ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Pesquisar trabalhos publicados pelo profissional pode ser uma boa maneira de saber qual é sua especialidade.


Agende sua consulta
A Clínica de Cirurgia Plástica e Estética Landecker conta com uma equipe médica comprometida e busca proporcionar conforto e segurança. Especializada em Rinoplastia, implantes mamários, cirurgia de lipoaspiração, cirurgia de abdome, cirurgia da face, cirurgia das pálpebras, orelha de abano.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.