A cirurgia de face é um dos procedimentos mais populares entre as cirurgias plásticas. É importante conhecer as especificações e indicações para ter certeza que é o mais indicado para você.
O nome técnico da cirurgia é ritidoplastia. Ela é indicada para atenuar os efeitos do tempo sobre o rosto, minimizando os sinais de envelhecimento.
Especificações da cirurgia de face
Devido ao grande avanço da tecnologia tivemos o surgimento de técnicas novas, o que proporciona bons resultados para a cirurgia de face. Os melhores candidatos para esse procedimento são pessoas com sinais de flacidez na face e pescoço, mas que ainda tenham elasticidade da pele relativamente preservada e uma estrutura óssea forte.
A cirurgia pode ser realizada assim que os primeiros sinais de idade ficam evidentes. Rugas na testa, queda das sobrancelhas, excessos de pele e rugas ao redor dos olhos, queda das bochechas, entre outros. Geralmente após os 40 anos de idade, mas a cirurgia pode ser realizada inclusive em idosos.
Como é realizada?
A cirurgia de face melhora os sinais mais visíveis de envelhecimento por meio da remoção de gordura excessiva, reposicionamento da musculatura subjacente e retirada dos excessos de pele da face e pescoço. O procedimento tem como objetivo reposicionar os tecidos na sua posição original. Assim, evita-se uma aparência esticada e o rosto fica com uma aparência natural e rejuvenescida.
Há várias técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas na cirurgia de face, tudo depende das características e necessidades individuais. Mas, geralmente, as técnicas são executadas através de incisões que se iniciam na região das têmporas, descem ao longo das rugas naturais em frente à orelha e continuam por trás da orelha até o couro cabeludo. Em casos de grande flacidez no pescoço, pode ser necessária uma incisão abaixo do queixo.
Em pacientes com sinais leves de envelhecimento, pode ser indicada a técnica conhecida como “minilifting”. Nela, não há cicatrizes atrás das orelhas. Independente da técnica empregada, as cicatrizes devem ser discretas devido a localização próxima ao couro cabeludo.
Os efeitos são duráveis e uma cirurgia bem executada propicia uma aparência que corresponde a 5 ou até 10 anos atrás. Claro que os resultados a longo prazo dependem da genética e do estilo de vida da pessoa.
Para ter certeza que esse procedimento é o mais indicado para você é fundamental uma avaliação médica com um cirurgião plástico especialista. Para esclarecer maiores dúvidas, leia as curiosidades sobre a cirurgia. Acesse o manual do paciente do Dr. Alan Landecker, cirurgião plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS UMA CIRURGIA DE FACE? - Cirurgia Plástica Landecker04.05.16
[…] a realização da cirurgia de face, geralmente é colocada uma bandagem elástica em torno do rosto, visando minimizar o inchaço e os […]