A mamoplastia, a cirurgia que transforma o bem estar feminino mais conhecido como implante de silicone, exige cuidados fundamentais para uma mamoplastia de sucesso.
Para que serve a mamoplastia?
A mamoplastia serve para alterar e/ou corrigir o formato das mamas. Ou seja, a cirurgia abrange o aumento, redução ou até mesmo a reconstrução da mama.
Citamos neste artigo nove práticas e cuidados para você que tem interesse em remodelar seus seios
Esteja de acordo com as instruções médicas
Assim como todo procedimento cirúrgico, seu médico deverá lhe instruir práticas e recomendações pós-cirúrgicas, que podem variar de paciente para paciente. Obedecer às instruções é também evitar dores, principalmente na locomoção dos ombros e braços.
Em geral, todos os conselhos devem ser respeitados, uma vez que as mamas são sensíveis às mulheres. Obedeça às prescrições médicas sem exceção.
Não se desespere!
A sensibilidade, formato e ajuste dos seios podem variar de acordo com o pós-operatório até que fique cicatrizado e ajustado com sucesso. Raramente uma cirurgia plástica nos seios sofre grandes complicações ou sai de seus moldes, por isso, fique tranquila.
O risco de estouro da prótese de silicone é pouco, quase nulo. Apenas um trauma muitíssimo forte poderia desenvolver este risco.
Cuidados com a rotina
Alinhar uma alimentação saudável com exercícios físicos é fundamental para o bem estar e saúde de todos. Exceto alguns casos, a alimentação de alguns pacientes poderão ser alteradas.
No entanto, quanto aos exercícios físicos, fique atenta ao período pós-operatório: evite grandes esforços físicos nos primeiros 30 dias. Os exercícios mais progressivos são recomendados apenas a partir de 60 dias após a cirurgia.
Sutiã pós-operatório
É recomendado o uso do sutiã pós-operatório da mamoplastia por pelo menos trinta dias após a cirurgia. O uso direto pode variar alguns dias extras para outros pacientes, no entanto, é altamente recomendável que o sutiã seja de boa qualidade.
O sutiã, que é diferente dos demais, não possui armação de ferro e seu tecido costuma ser antialérgico. Um sutiã diferente ao recomendado, com armação de metal, por exemplo, poderá causar desconfortos na cicatriz e deslocamento da prótese.
Medicamentos contra indicados
Alguns analgésicos e comprimidos que, por mais simples que sejam, são contraindicados até 14 dias após o implante.
Procure por uma recomendação farmacêutica quais comprimidos não contém o ácido acetil salicílico em sua composição ou pergunte ao seu médico quais comprimidos tomar em caso de dores comuns (dores de cabeça, garganta, resfriado, e etc).
Viva o bom humor!
É muito comum que a sua autoestima fique elevada o suficiente para uma comemoração, afinal, você está bela e com as energias restauradas.
O pós-operatório costuma ser simples – a ponto de algumas mulheres relatarem que, seguindo as recomendações, é uma cirurgia quase que indolor – sendo, claro, dolorido em apenas pontos específicos como o movimento de ombros e braços.
Portanto, nós recomendamos: cuidado com as euforias ou distrações. Você não está impedida de comparecer a alguns compromissos básicos, no entanto, evite se movimentar em excesso, apenas nesta fase. Assim, você evita qualquer forte transtorno pessoal ou desconforto desnecessário.
Cuidados com o clima
É altamente recomendado que você não se exponha ao sol ou ao forte vento/friagem, até que uma segunda ordem médica prescreva a liberação. Justamente por se tratar de uma cirurgia, estas são recomendações essenciais para uma boa recuperação sem traumas.
É recomendado ao paciente no pré-operatório que se devem evitar alguns dos compromissos que possam exigir um deslocamento ao ar livre, mudando sua agenda de compromissos para até 20 dias de retorno a estas atividades.
Alinhe com o seu cirurgião a melhor data para retornar às atividades que exigem estar abaixo do sol ou ao clima.
Cuidados com o curativo após mamoplastia
Até que o seu médico a libere, evite a todo custo molhar o curativo de sua cirurgia. Aguarde uma liberação do seu médico e tire todas as suas dúvidas quanto a este processo.
Prepare-se antes, muito antes…
Realizar uma cirurgia de mamoplastia exige preparação pré-operatória tanto física, quanto prática e mental.
É necessário que você esteja apto, que escolha um ótimo profissional e que esteja ciente de todas as práticas pós-operatórias (como no caso de construir uma agenda para os compromissos após o 20º dia de implante).
Somente um excelente médico cirurgião pode oferecer para você o que está além da estética: o compromisso com a sua saúde.
Se você tiver gostado do texto sobre “cuidados que você deve tomar após fazer uma mamoplastia”, deixe o seu comentário, sugestão ou compartilhe nas suas redes sociais!

Cirurgia Plástica: Quais são os motivos para realizá - las? - Landecker18.11.16
[…] mais procurada é a mamoplastia para aumentar as mamas através do uso de próteses de silicone. A mamoplastia para reduzir o tamanho das mamas é mais usada por questão de saúde, pois seios muito grandes e […]