Otoplastia devolve autoestima e naturalidade às pessoas
Otoplastia ou cirurgia de correção de orelhas de abano, é uma cirurgia fascinante pela sua delicadeza e pela capacidade que ela tem de mudar a vida de uma criança ou de um adulto.
A otoplastia é uma cirurgia mais frequentemente realizada em crianças. Hoje a gente faz essa cirurgia a partir dos 4 anos de idade, que é quando elas começam a ir pra escola e a entender melhor as coisas.
É muito importante perceber qual é o perfil psicológico dessas crianças. Se operá-las antes de entrarem na escola você evita fenômenos como o bullying, que pode alterar ou afetar a autoestima dessas crianças de uma forma muito significativa. Então eu prefiro realizar a cirurgia antes que elas entrem na escola para que não sejam sujeitas a esse tipo de problema com os coleguinhas. Nós sabemos que as crianças são, muitas vezes, difíceis de controlar. Aos 4 anos de idade cerca de 95% do crescimento das orelhas já está completo.
Mesmo assim a gente recebe pacientes que já estão um pouco mais velhos, adolescentes ou até adultos querendo fazer esse tipo de cirurgia.
Pálpebras caídas ou com excesso de pele? É possível resolver o problema. Clique aqui e saiba como.
Como é feita a otoplastia?
É uma cirurgia feita com anestesia geral ou local e basicamente são corrigidas duas coisas: o excesso de concha, que faz o eixo da orelha sair para longe da cabeça, e também formar a anti-hélice, que é essa curvinha na parte superior da orelha que, quando não existe, ela faz com que a parte superior da orelha fique em abano.
O mais frequente, portanto, é a correção desses dois fatores. A gente faz uma pequena incisão por trás da orelha, descola a pele, retira o excesso de cartilagem e utiliza alguns pontos de moldagem para fabricar as curvas normais da orelha, fechando essa incisão com pontos bem delicados.
No pós-operatório, o paciente usa uma faixa de compressão durante duas semanas, para que as orelhas cicatrizem na sua nova posição. O resultado final dessa cirurgia é visível após 2 ou 3 meses, quando a região já terá desinchado completamente.
O desvio de septo é um problema comum que se corrige com cirurgia. Conheça o procedimento clicando aqui.
Agora, de novo, como todas as outras áreas da cirurgia plástica, a otoplastia é uma cirurgia extremamente gratificante, pois você consegue melhorar muito a estética dessa região e também a parte psicológica dos pacientes. Muitos não gostam de expor as orelhas, modelam seus penteados para que as orelhas não apareçam, então você consegue devolver uma certa naturalidade e uma espontaneidade a esses pacientes.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.