Você já ouviu falar sobre o Monte de Vênus? Esse é o nome dado ao acúmulo de gordura tradicionalmente encontrado logo acima da região vaginal da mulher, mais exatamente no púbis, onde crescem os pelos e onde é feito também o corte da cicatriz das cesarianas. O Monte de Vênus, apesar de ser considerado fisiologicamente importante para a proteção do osso pubiano – especialmente durante o impacto sofrido por essa região durante a relação sexual – é um dos principais alvos de mulheres que não se sentem confortáveis com o próprio corpo ao usar um biquíni ou uma calça mais apertada.
A cirurgia de redução do Monte de Vênus se tornou, portanto, uma solução para que essas pacientes consigam conviver melhor com essa parte do seu corpo. Devolvendo a elas uma sensação de bem-estar e de conforto consigo mesma. Confira, nesse artigo, algumas informações sobre essa técnica cirúrgica!
Leia também: Rinoplastia: um guia prático sobre a cirurgia de nariz
Para quem a técnica é indicada?
A cirurgia de redução de Monte de Vênus, como afirmamos no início desse artigo, é indicada para pacientes que apresentam aumento significativo da região localizada logo acima do púbis, relatando desconforto estético e até mesmo físico durante as rotinas do dia a dia.
A cirurgia utiliza de conceitos da lipoaspiração para remover o excesso de gordura acumulada na região, e também de algumas técnicas de resseção da pele para poder devolver a essa parte do corpo o visual estético desejado e esperado.
Quem pode apresentar Monte de Vênus elevado?
Qualquer mulher pode apresentar, em algum momento da vida, uma elevação indesejada da região do Monte de Vênus.
Ela pode ser uma condição genética, causada pela facilidade em acumular tecido gorduroso nessa parte do corpo, como também uma consequência da constante batalha com o peso que boa parte das pacientes enfrenta ao longo da vida.
Por esse motivo, toda mulher é, inicialmente, uma potencial candidata a realização da cirurgia de Monte de Vênus no futuro.
Leia também:
Os 14 tipos de nariz e o que eles dizem sobre sua personalidade
Nariz aquilino: o que é e melhores cirurgias
Ela é uma técnica complicada?
A cirurgia de Monte de Vênus, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é uma técnica considerada complicada e de difícil recuperação. Ela pode ser realizada com a ajuda da aplicação de uma anestesia local ou uma sedação e, em casos mais complicados, a realização de uma anestesia peridural.
Qual o tempo de internação?
A alta, para pacientes que não apresentam complicações cirúrgicas ou algum sintoma após a cirurgia, é concedida no mesmo dia da técnica, permitindo que a paciente possa se recuperar e repousar em casa, sem ter que ficar por muito tempo no ambiente hospitalar.
Existem complicações no pós operatório? Quais são os cuidados?
Na grande maioria das vezes a cirurgia de Monte de Vênus não resulta em complicações no pós operatório, visto que a técnica é simples e sem expor a paciente a grandes riscos de processos extremamente invasivos.
Ela pode sim observar alguns sintomas do período pós cirúrgico, como infecções locais, hematomas e dores na região, porém todos eles de fácil controle e rápido tratamento.
Os cuidados no pós operatório exigem a utilização da dosagem correta do analgésico indicado pelo médico responsável pela cirurgia, assim como um período de repouso completo nos primeiros três dias após a operação.
Quanto tempo é preciso ficar sem praticar relações sexuais?
Por ser uma cirurgia que é realizada na região do púbis, a prática das relações sexuais deve ser interrompida por um período mínimo de 15 dias, para que a recuperação dos tecidos locais não sejam prejudicados. Após este prazo, a vida sexual pode ser retomada normalmente.
Quando poderei observar o resultado final do procedimento?
Apesar da grande maioria das pacientes já conseguirem observar melhoras estéticas em apenas dois meses de período pós cirúrgico, observa-se o resultado final do procedimento cirúrgico em um período aproximado de seis meses. Dentro desse prazo estima-se que a cicatrização do tecido esteja finalizada, assim como as possíveis marcas encontradas na região tenham desaparecido por completo.
Você conhecia a cirurgia de redução de Monte de Vênus? Acredita ser uma potencial candidata para essa técnica? Tire suas dúvidas com a gente! Deixe um comentário!
Janaína09.06.16
Eu sou certeza..e tb do interior sa coxa onde a pele é bem flácida
Almeida19.07.16
É necessário a retirada de pele após a lipo ? Tenho cicatriz da cesariana e com certeza ficaria algo sobrando ali , seria possível tirar essa pele e refazer a cicatriz da cesariana ? Obrigada
Dr. Alan Landecker19.07.16
A Lipoaspiração é indicada em casos de gordura localizada, porém quando há muita flacidez no local nem sempre a pele se acomoda como antes, sendo necessário uma pequena ou até grande retirada de pele no local (abdominoplastia). Se for uma pequena retirada de pele no local, daria sim para aproveitar a cicatriz da cesárea para retirar essa pele e já refazer essa cicatriz, porém só sabemos quando avaliamos o paciente em consulta. Marque uma consulta, será um prazer atende-la! Abraços.
Pós operatório da cirurgia íntima - Clínica Plástica Landecker16.03.17
[…] do Monte de Vênus, onde é realizada a retirada do excesso de tecido encontrado na região superior da […]