Regras de publicidade médica
Esse é um vídeo muito importante, porque nós vamos falar das regras que o CRM impõe em relação à publicidade ou à divulgação do trabalho do cirurgião plástico.
Temos visto na internet nos últimos tempos muitos colegas que colocam fotos de antes e depois, vídeos de cirurgias, selfies com pacientes, enfim, tudo isso no afã de captar mais pacientes.
Existem algumas regras importantes para disciplinar o andamento da prática médica no Brasil.
Mídias sociais e veículos de comunicação
A ação ou papel do médico na internet ou em qualquer veículo de comunicação é que o profissional precisa ser informativo.
O médico deve usar toda sua experiência, seu conhecimento para informar e educar o paciente.
Jamais o médico deve ter uma postura sensacionalista ou conferir algum tipo de vantagem em relação aos colegas.
Em seu currículo, por exemplo, o médico nunca pode colocar que ele é o melhor médico ou portador da única técnica, esse tipo de mensagem sensacionalista. Muito cuidado com isso.
Fotos
Não é permitida a exposição de antes e depois no Brasil.
O argumento do CRM é que você pode induzir o paciente a ter expectativas não realistas através da exposição de fotos de antes e depois.
O profissional não pode também mostrar fotos com seus pacientes na internet, porque isso viola princípios de confidencialidade.
É muito importante que os médicos mostrem respeito pelos colegas e pelos pacientes, no sentido de seguir as regras impostas pelo CRM.
Existe, inclusive, um manual de boas práticas de publicidade médica que é feito por uma parte do CRM chamada Codame.
Esse é um documento bastante estabelecido , completo e útil, que os médicos deveriam seguir para fazer com que não haja nenhum tipo de concorrência desleal entre os colegas.
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.