Existem atualmente diversos tipos de cirurgia mamária disponíveis em clínicas especializadas e hospitais. Algumas delas prometem aumentar os seios, como no caso dos implantes de silicone.
Também pode-se diminuí-los, ou mesmo fazer a reconstituição da mama, como acontece em casos de câncer de mama.
Neste texto, vamos mostrar alguns dos tipos de cirurgia mamária que existem hoje e quais são as suas finalidades:
Cirurgia mamária para aumento de mamas
A cirurgia de aumento é uma das mais conhecidas e mais desejadas pelas mulheres. A cirurgia plástica de aumento é chamada de mamoplastia de aumento e é bastante comum.
Isso acontece por conta do incômodo que muitas mulheres sentem ao terem poucos seios e se sentirem com uma aparência inferior a das outras mulheres. Em muitos casos os seios pequenos causam até mesmo quadros depressivos e de baixa autoestima.
Quais são os tipos de cirurgia de mama
Existem diversos tipos de cirurgias para mamas, sendo possível aumentá-los, diminuí-los, levantá-los e até reconstruir. Sendo assim, separamos as principais cirurgias plásticas para mamas:
- Mamoplastia redutora;
- Cirurgia para reconstrução dos seios;
- Mamoplastia de aumento;
- Mastopexia para levantar os seios;
- Quadrantectomia;
- Adenectomia;
- Mastectomia.
Como é feita a cirurgia de aumento de mamas?
A cirurgia é bem simples. Durante o procedimento é implantado uma prótese de silicone em cada um dos seios, de acordo com o desejo da mulher. Geralmente, o implante de silicone é feito abaixo ou acima dos seios, ou mesmo por um corte nas axilas.
Além de fazer com que os seios fiquem maiores, também costuma deixá-los mais levantados e com formato definido.
Ela é uma cirurgia que já foi realizada por muitas mulheres, mas requer cuidados. Não é recomendável fazer a mamoplastia de aumento em meninas que ainda estão com o corpo em desenvolvimento.
Cirurgia mamária para redução de mama
Algumas mulheres possuem um tamanho exagerado dos seios. Isso pode ocasionar um problema em sua aparência, baixa autoestima e até mesmo problemas de saúde, como peso excessivo para a coluna, que pode provocar intensa dor nas costas. Para esses casos é indicada a mamoplastia de redução.
A cirurgia para redução acontece com um cirurgião removendo o excesso de gordura do chamado tecido glandular.
Além disso, também é feita a redução da pele, até que se possa atingir um tamanho proporcional ao corpo da paciente.
A cirurgia é indicada para mulheres que se sentem incomodadas com o tamanho grande de seus seios e sofrem com isso, tanto emocionalmente (até pelos seios maiores serem mais flácidos) e físicos (como a dor nas costas, ombros, pescoço).
Algumas mulheres não conseguem fazer atividades cotidianas, e físicas, diante do excesso de peso dos seios. É uma cirurgia que deve ser realizada após se constatar como está a saúde da mulher antes do procedimento.
Reconstrução da mama
A cirurgia de reconstrução é indicada para dar uma melhor aparência aos seios, que geralmente passaram por redução, devido aos casos de câncer, ou que possuem má formação.
A chamada cirurgia de reconstrução mamária acontece com intervenções plásticas que buscam a simetria ideal e a reconstrução da forma e da aparência dos seios.
Vale lembrar que as mulheres que passaram por mastectomia (redução completa dos seios, geralmente em casos de câncer de mama), não terão necessariamente a mesma aparência dos seios que tinham antes. Contudo, a cirurgia de reconstrução de mama auxilia bastante na volta dos seios, e também da autoestima.
Reconstruir as mamas pode, inclusive, ser um procedimento a ser realizado logo após a cirurgia de mastectomia, evitando que a mulher fique por muito tempo sem os seios e se sinta muito depressiva diante desta situação.
Essa cirurgia da mama deve ser feita com orientação médica e em local autorizado para tal procedimento.
Cirurgia mamária para levantar as mamas
Muitas mulheres sofrem com o aspecto flácido de seus seios após certa idade, ou mesmo depois da amamentação.
Outras mulheres sofrem com a flacidez dos seios após terem perdido um excesso grande de peso. Para esses casos, a cirurgia para levantar a mama é a mastopexia.
A mastopexia consiste em uma intervenção cirúrgica, onde o médico remove o excesso de pele dos tecidos e promove o levantamento dos seios.
Esse procedimento é conhecido também como lifting da mama. Isso porque por meio do reposicionamento da aréola e da remoção do excesso de pele é possível realizar um novo contorno, mais firme.
A cirurgia também é indicada para quem possui aréolas alongadas e seios com tamanhos diferentes. Essa cirurgia deve ser realizada com supervisão médica e em um local especializado nos procedimentos de mastopexia.
Vale lembrar que a cirurgia da mastopexia não vai alterar (aumentar ou diminuir) o tamanho dos seios. Esse tipo de procedimento só pode ser feito com a cirurgia de aumento ou de redução de mama.
Enfim, esses são alguns dos procedimentos mais famosos de cirurgia de mama. Vale lembrar que é preciso ter uma orientação médica e verificar sua saúde, antes de realizar qualquer cirurgia.
É importante também que você procure um local de confiança e um profissional especialista em cirurgia de mama.
Assim, tudo vai acontecer bem e ele possa estar preparado para tudo o que pode acontecer no decorrer da cirurgia.

Cuidados que você deve tomar após fazer uma mamoplastia - Cirurgia Plástica Landecker12.08.16
[…] postura e beleza: qual mulher não deseja definir as formas de sua silhueta? A mamoplastia, a cirurgia que transforma o bem estar feminino mais conhecido como implante de silicone, exige […]
Por que é fácil ter lucro com exames de mamografia - Blog - Telemedicina Morsch04.10.16
[…] mamografia, por ser um exame fundamental para a prevenção do perigoso câncer de mama, é realizado com grande frequência pelo público feminino. Hoje em dia, já é possível […]
cirurgia das mamas22.03.17
excelente, muito bom