A drenagem linfática é uma técnica estética muito procurada por pessoas que querem melhorar a sua relação com seu corpo. Ela nada mais é do que uma técnica de massagem especializada em melhorar o funcionamento da circulação do sistema linfático, ajudando a distribuir melhor os líquidos em diferentes regiões do corpo e acelerar a eliminação de toxinas acumuladas nos tecidos corporais.
Para você conhecer um pouco mais sobre essa técnica tão tradicional em ambientes de cuidado em estética, confira abaixo essa lista de curiosidades que preparamos sobre a drenagem linfática.
A drenagem linfática ajuda a circular a linfa
A linfa é o nome dado ao líquido que a técnica de drenagem linfática ajuda a circular. Ela é responsável por eliminar toxinas e outros resíduos metabólicos que não vão ser utilizados pelo nosso organismo, evitando seu acúmulo prejudicial em diferentes partes do corpo.
A drenagem linfática, por sua vez, ajuda a linfa a tornar esse processo mais eficiente, visto que o movimento realizado pelas mãos ajuda a aumentar a circulação do líquido e evitar seu acúmulo em pontos específicos.
Existem contraindicações para a realização da drenagem
Apesar de ser uma técnica de massagem, a drenagem linfática não é recomendada para qualquer tipo de pessoa, especialmente por trabalhar de maneira bastante intensa com a circulação da linfa e também do sangue, dependendo da intensidade dos movimentos feitos pelo massageador.
Pessoas com histórico de trombose, em período pós-cirúrgico dos ossos, com câncer ou qualquer doença ou processo infeccioso, devem evitar a realização da técnica.
Para saber se você está apto ou não a praticar a drenagem linfática, não se esqueça de buscar sempre uma avaliação médica para evitar complicações.
A drenagem linfática não emagrece
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a drenagem linfática não é uma técnica que ajuda a emagrecer, mas sim a diminuir a sensação de inchaço em determinadas partes do corpo.
Ao desinchar, o paciente pode perceber a diminuição de algumas medidas corporais, passando a sensação de emagrecimento. Como a técnica só trabalha com melhor circulação da linfa, é impossível que ela seja capaz de mobilizar moléculas de gordura e acelerar o processo de emagrecimento de um paciente.
A gestação é uma boa fase da vida para aplicar a drenagem linfática
Gestantes são pacientes que sempre se queixam do excesso de edemas durante os nove meses da gravidez, que podem trazer desconforto e até mesmo algumas complicações clínicas para a sua rotina.
A drenagem linfática é uma ótima técnica para ajudar essas mulheres a diminuírem o desconforto dos edemas característicos dessa fase da vida.
A drenagem deve ser aplicada em gestantes saudáveis e com liberação médica para realização da técnica.
É possível tratar celulite com ajuda da drenagem
Muitas mulheres procuram a drenagem linfática para ajudar a minimizar os desconfortos com a celulite. Como essa alteração na formação do tecido corporal é causada também por um acúmulo de líquido na região (em conjunto com o excesso de gordura e outras questões hormonais que podem afetar o tecido cutâneo), a drenagem pode ajudar a diminuir essas marcas no corpo.
Vale a pena relembrar que a técnica trata celulites que ainda estão no início de desenvolvimento.
A drenagem sempre deve ser realizada por um profissional qualificado
Não é qualquer profissional que pode realizar a drenagem linfática e lhe ajudar a obter os benefícios dessa técnica. Somente profissionais qualificados e com formação nessa técnica é que podem se dedicar a aplicação dos movimentos de massagem para estimular a circulação da linfa.
Geralmente fisioterapeutas, esteticistas, médicos e alguns terapeutas podem se especializar e aplicar a técnica em seus pacientes. Você já realizou drenagem linfática antes? Compartilhe com a gente suas dúvidas sobre a aplicação dessa técnica!
COMENTÁRIOS
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.