Otoplastia - Cirurgia das Orelhas - Clínica Landecker

Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.

Obrigado!

A Otoplastia (cirurgia de correção de orelhas de abano) é uma cirurgia fascinante pela sua delicadeza e pela capacidade de impactar positivamente a autoestima do paciente. Embora a cirurgia seja mais frequentemente realizada em crianças, ela também pode ser feita na fase adulta.

Essa é uma cirurgia plástica realizada exclusivamente por questões estéticas e serve para corrigir deformidades naturais nas orelhas proeminentes – ou, como são popularmente conhecidas, “orelhas de abano”. Essas deformidades podem ser corrigidas com essa cirurgia, que modifica o formato desses órgãos, posicionando-os de forma a diminuir, o máximo possível, a distância com a cabeça.

Assista ao vídeo para entender mais sobre o cirurgia para orelha de abano:

Como é feita a otoplastia?

A otoplastia é feita com anestesia geral ou local e basicamente são corrigidas duas coisas: o excesso de concha, que faz o eixo da orelha sair para longe da cabeça, e também a formação da anti-hélice, que é a curvinha na parte superior da orelha. Quando a anti-hélice não existe, ela faz com que a parte superior da orelha fique em abano.

Esse é um procedimento cirúrgico relativamente simples e curto, que costuma durar cerca de 90 minutos em casos de operação nas duas orelhas e apenas 45 minutos quando a cirurgia for unilateral, ou seja, quando é realizada em apenas uma orelha.

O cirurgião plástico remove o excesso de cartilagem da concha e usa uma sutura para posicionar a orelha o mais próximo da cabeça possível. As cicatrizes da cirurgia ficam localizadas na região do sulco formado entre o crânio e as orelhas, por isso, são quase imperceptíveis. Quando é necessário moldar a anti-hélice, isso é feito com pontos de moldagem nas cartilagens, utilizando fios não absorvíveis (como pontos de náilon).

Após o procedimento cirúrgico, as orelhas ficam com um aspecto mais natural e harmônico com o formato do rosto. É uma cirurgia que possui inúmeros benefícios, principalmente para a autoestima do paciente.

A Técnica

01

INDICAÇÃO

A otoplastia é indicada em pacientes com proeminência excessiva e pouca definição nas curvas naturais da cartilagem das orelhas.

02

COMO É FEITA?

Durante o procedimento, o cirurgião deve remover os excessos de cartilagem, esculpir as suas curvas e posicionar a orelha mais próximo da cabeça. A cicatriz resultante localiza-se no sulco atrás da orelha.

03

RESULTADO FINAL

O resultado é uma orelha de aspecto natural e característico, posicionada em harmonia com as demais estruturas faciais.

Otoplastia Infantil

A Otoplastia pode ser realizada em crianças a partir dos 4 anos de idade, quando cerca de 95% do crescimento das orelhas já está completo. Mas, antes de iniciar o procedimento, é muito importante perceber qual é o perfil psicológico da criança.

Quando a cirurgia é realizada antes do paciente ingressar na escola, é possível evitar fenômenos como o bullying, que pode alterar ou afetar a autoestima da criança de uma forma muito significativa.


Quais são as indicações da Otoplastia?

As orelhas de abano são identificáveis desde a infância e, por isso, quanto mais rápida for a realização da cirurgia, melhor para o desenvolvimento da criança. A cirurgia para orelha de abano pode ser realizada entre os 4 e os 6 anos, antes mesmo da formação completa das orelhas.

Em adultos, a cirurgia é indicada para os que sentem desconforto com o formato natural de suas orelhas. Ela é contraindicada apenas em casos de pacientes com infecções nos ouvidos, o que pode resultar em complicações maiores no pós-operatório e prejudicar a recuperação cirúrgica.


Como é o pós-operatório da Otoplastia?

O processo de recuperação da otoplastia e apreciação dos resultados não costuma ser muito longo, ao contrário de outras cirurgias plásticas. Após cerca de dois a três dias da cirurgia, já é possível realizar a retirada dos curativos em forma de capacete, colocados pelo médico para a cicatrização.

Além de seguir toda a prescrição do seu médico, confira alguns cuidados recomendados durante o pós-operatório da cirurgia de orelha de abano:

A otoplastia é uma cirurgia relativamente simples e o resultado final pode ser notado após 2 meses, já que todo o inchaço já terá ido embora e as cartilagens já estarão cicatrizadas na nova posição.

Não esqueça: o pós operatório é extremamente importante para uma boa recuperação da otoplastia.


Otoplastia e a importância da escolha de um médico especialista

Antes de realizar a otoplastia, tenha em mente que pesquisar uma clínica de cirurgia plástica de confiança, além de escolher um profissional competente e especializado, é fundamental.

Todo cirurgião plástico no Brasil deve ser, obrigatoriamente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, pesquisar sobre as especialidades do médico, comprovadas por meio de publicações de artigos científicos, e analisar os resultados atingidos pelo profissional são etapas necessárias no processo de escolha do profissional.

Ouvir relatos de pacientes que já foram atendidos pelo médico ajuda a entender quais os métodos utilizados no pré e pós-operatório. Trata-se de um processo complexo, mas que precisa ser realizado antes da escolha do cirurgião plástico, para evitar frustrações e complicações futuras.

Avaliar com precaução todos esses detalhes antes da cirurgia de orelha de abano é importante para evitar frustrações no pós-operatório e garantir a sua segurança durante todo o processo da cirurgia.

Para agendar sua consulta na Clínica Landecker, preencha o formulário abaixo ou clique aqui para conversar com a equipe no WhatsApp.

A chave da beleza é a harmonia.

A chave da beleza é a proporcionalidade, ou seja, a harmonia. O cirurgião plástico atua considerando as características de cada um, além das preferências de cada paciente. Sempre com o objetivo de obter um aspecto mais natural e harmônico com o formato do rosto.

Erro › WordPress