Já abordei a rinoplastia estruturada algumas vezes, mas como um especialista em cirurgia de nariz, acredito que seja de grande importância que as pessoas conheçam e entendam as vantagens dessa técnica, então achei interessante falar sobre esse tema mais uma vez.
Até porque escrevi um artigo recente para o site Minha Vida sobre o assunto, intitulado “Rinoplastia estruturada: entenda o diferencial desse tipo de cirurgia”, que também é uma boa fonte de conteúdo para se informar antes de realizar uma cirurgia no nariz.
Entenda o que é a rinoplastia estruturada e quais suas vantagens
Inicialmente, vamos entender que quando falamos de uma rinoplastia há duas possibilidades de técnicas e filosofias cirúrgicas: a redutora e a estruturada.
A redutora é a técnica tradicional, onde os ligamentos entre as cartilagens são interrompidos e o esqueleto do nariz é diminuído, através da simples retirada de partes da cartilagem e do osso.
Já a estruturada, é a técnica mais recente, desenvolvida na década de 90 nos Estados Unidos.
Nesta filosofia cirúrgica, após o esqueleto do nariz ser esculpido, por meio da retirada de parte da cartilagem e osso, são colocados enxertos (retirados da orelha, septo ou costela do próprio paciente) e pontos de fixação, visando fortalecer o nariz e reconstruir os ligamentos.
Isso possibilita aumentar partes do nariz, se isso for necessário, e aumentar a capacidade de sustentação do esqueleto ósseo, ao invés de enfraquecê-lo, tornando o nariz menos vulnerável e garantindo resultados mais consistentes e duradouros.
Outra vantagem que precisa ser ressaltada, é que durante a rinoplastia estruturada é possível também otimizar as funções respiratórias, solucionando problemas como desvio de septo e carne esponjosa (hipertrofia de cornetos).
Por que devo optar pela técnica estruturada?
Quando converso com meus pacientes em meu consultório, procuro explicar cada etapa do processo, desde o pré até o pós-operatório e as possibilidades e expectativas de resultado.
Uma das coisas que sempre digo é que a rinoplastia estruturada permite resultados mais previsíveis e que não sofrerão alterações com o passar do tempo. Digo isso, porque há uma série de forças que, com o decorrer do tempo, tendem a distorcer ou mudar a posição das cartilagens do nariz.
Como a formação do próprio tecido de cicatrização, a pressão que se forma dentro do nariz toda vez que respiramos, o peso da pele sobre o esqueleto osséo, entre outras questões.
Por isso, para evitar que haja alterações no resultado é fundamental fortalecer o nariz através da técnica estruturada.
Afinar o nariz: Saiba como ter um bom resultado - Clínica Landecker14.02.17
[…] de duas técnicas, também existem duas filosofias cirúrgicas: a redutora e a estruturada. Ambas podem ser utilizadas em casos de primeira cirurgia e para reconstruir o nariz nos pacientes […]