Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.
Obrigado!
A fisioterapia é um tratamento que pode axuliar na recuperação após a cirurgia. Quando um paciente decide realizar um procedimento cirúrgico, ele precisa ter em mente que o processo do pós-operatório é fundamental para que a cirurgia apresente bons resultados.
A importância do acompanhamento fisioterápico se deve ao fato de que, após a cirurgia, é normal que apareçam efeitos colaterais, como a dor, os edemas, as equimoses e outros desconfortos provenientes do procedimento.
O que o fisioterapeuta pode fazer após uma cirurgia corporal?
Por meio da fisioterapia pós-cirúrgica é possível minimizar as queixas e otimizar os resultados da cirurgia plástica, prevenindo diversas complicações, tais como:
- Edemas;
- Enfisema cutâneo;
- Retrações cicatriciais;
- Fibrose;
- Seroma;
- Déficit de sensibilidade;
- Contratura muscular.
A satisfação dos pacientes é um dos critérios mais importantes durante a avaliação dos resultados cirúrgicos. Além disso, o acompanhamento com o fisioterapeuta pode ser feito logo após a cirurgia. Aqui na Clínica Landecker, nós contamos com um departamento de fisioterapia estética bastante desenvolvido, onde são feitas sessões de drenagem linfática, endermologia, massagens, que visam diminuir o inchaço e a reabsorção de equimoses, que são as manchas roxas que aparecem após qualquer tipo de cirurgia plástica.
Tipos de fisioterapia
Utilizamos diversas técnicas e métodos específicos para cada caso, visando uma experiência mais confortável e satisfatória para o paciente, após a cirurgia. Vamos te apresentar alguns dos procedimentos mais realizados após as cirurgias plásticas corporais.
1. Drenagem linfática manual
A drenagem linfática manual é um tratamento que ajuda a reduzir os inchaços, causados pelos procedimento e contribui para o aumento da produção de células, visando a regeneração da área afetada. Outro ponto importante é que ela também diminui o processo inflamatório, impedindo a retenção de líquidos na área.
2. Liberação tecidual funcional
Esse é um tratamento simples e indolor que consiste na aplicação de uma pressão sobre a região do corpo afetada, causando um rearranjo na estrutura dos tecidos e auxiliando na cicatrização, além da produção de colágeno. Esse tratamento é muito recomendado para prevenir e tratar fibroses e aderências.
3. Ultrassonoterapia
Essa técnica utiliza a ultrassonografia para acelerar a recuperação e tratar as lesões da área. Isso acontece, pois as ondas sonoras exercem em um efeito térmico ou atérmico sobre as células e tecidos.
Além disso, esse tratamento também pode ser utilizado para tratar as inflamações na região operada e auxilia na remoção de fibroses, contribuindo para a melhora da circulação sanguínea e facilitando a drenagem linfática.
4. Cinesioterapia
Por fim, mas não menos importante, a Cinesioterapia é indicada quando há alguma limitação de movimento após a cirurgia, pois o procedimento tem como objetivo trabalhar a parte funcional do corpo, através de exercícios e alongamentos.
É fundamental estar atento aos cuidados do pós operatório e as técnicas de fisioterapia têm muito a contribuir para o sucesso da cirurgia plástica e o bem-estar dos pacientes!
Para saber mais sobre a fisioterapia pós-cirúrgica corporal, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp. Caso deseje saber mais sobre as cirurgias plásticas corporais, basta clicar aqui.

