Recebemos sua solicitação. entraremos em contato em breve.
Obrigado!
A drenagem linfática possui inúmeros benefícios para o corpo e muitas pessoas buscam por esse tratamento por questões estéticas, já que ela ajuda a eliminar peso do corpo, deixando-o mais esculpido e em forma.
Porém, os benefícios dessa técnica não são limitados apenas à beleza. Por isso, resolvemos falar detalhadamente sobre cada um deles.
Mas, antes, você sabe ao certo o que é a drenagem linfática?
Drenagem Linfática: o que é e como funciona?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que drena (como o próprio nome diz) e limpa todas as macromoléculas e resíduos celulares da região. Além disso, ele auxilia o sistema linfático a trabalhar de maneira mais acelerada, fazendo com que o excesso de líquido e toxinas sejam eliminados do organismo.
Ou seja, a drenagem linfática funciona como um “tratamento” que ajuda a linfa a fluir com maior facilidade, já que, grosso modo, o sistema linfático é composto por vasos que movem fluidos pelo corpo.
Benefícios da Drenagem Linfática
Além de apresentar resultados satisfatórios para o corpo, essa técnica especial de massagem pode proporcionar diversos benefícios para o organismo. Conheça alguns deles:
- Tenha pele e cabelos mais bonitos e saudáveis: Parece improvável, né? Mas não é. A drenagem linfática elimina as toxinas do organismo, além de estimular a circulação sanguínea, fator que beneficia outras regiões do corpo. Por isso, a pele e o cabelo apresentam uma notável melhora no aspecto.
- Diminui os edemas: Sabe aquele inchaço incômodo? Dê adeus para ele com a drenagem linfática! Os edemas costumam ser mais frequentes em mulheres e podem ser causados pela falta de exercício físico, TPM, alimentação desequilibrada, fatores genéticos e também após um procedimento cirúrgico.
- Ameniza os sintomas da TPM: O período de TPM causa um turbilhão de mudanças hormonais no organismo que, por sua vez, trazem um maior grau de irritabilidade, inchaço, incômodos e dores. A drenagem linfática otimiza o funcionamento da circulação de sangue e também do sistema linfático, o que alivia os sintomas de TPM.
- Reduz o estresse: Outro ótimo benefício da drenagem linfática é a redução do estresse; afinal, no meio do dia a dia corrido, sempre aparecem situações que colocam a nossa calma à prova, né?! A técnica de massagem é constituída por movimentos sutis que geram um efeito relaxante no corpo, fazendo com que o paciente saia muito mais leve da sessão.
A drenagem linfática ajuda a circular a linfa
Linfa é o nome dado ao líquido que a técnica de drenagem linfática ajuda a circular. Ela é responsável por eliminar toxinas e outros resíduos metabólicos que não vão ser utilizados pelo nosso organismo, evitando seu acúmulo – que pode ser prejudicial em diferentes partes do corpo.
A drenagem linfática, por sua vez, ajuda a linfa a tornar esse processo mais eficiente, visto que o movimento realizado pelas mãos ajuda a aumentar a circulação do líquido e evitar seu acúmulo em pontos específicos.
Contraindicações para a realização da drenagem
Apesar de ser uma técnica de massagem, a drenagem linfática não é recomendada para qualquer tipo de pessoa, especialmente por trabalhar de maneira bastante intensa com a circulação da linfa e também do sangue, dependendo da intensidade dos movimentos feitos pelo massageador.
Pessoas com histórico de trombose, câncer ou qualquer doença e processo infeccioso, devem evitar a realização da técnica.
Para saber se você está apto ou não a praticar a drenagem linfática, não se esqueça de buscar sempre uma avaliação médica para evitar complicações. Dependendo da avaliação, a drenagem pode ser realizada manualmente ou com a ajuda de um equipamento de compressão.
A drenagem linfática não emagrece
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a drenagem linfática não é uma técnica que ajuda a emagrecer, mas sim a diminuir a sensação de inchaço em determinadas partes do corpo.
Ao desinchar, o paciente pode perceber a diminuição de algumas medidas corporais, passando a sensação de emagrecimento. Como a técnica só trabalha com melhor circulação da linfa, é impossível que ela seja capaz de mobilizar moléculas de gordura e acelerar o processo de emagrecimento de um paciente.
A drenagem linfática pode ser realizada durante a gravidez
Gestantes são pacientes que sempre se queixam do excesso de edemas durante os nove meses da gravidez, que podem trazer desconforto e até mesmo algumas complicações clínicas para a sua rotina.
A drenagem linfática é uma ótima técnica para ajudar essas mulheres a diminuírem o desconforto dos edemas característicos dessa fase da vida.
Deve ser aplicada em gestantes saudáveis e com liberação médica para realização da técnica.
Importância de procurar um bom profissional para realizar o procedimento
Não é qualquer profissional que pode realizar a drenagem linfática e lhe ajudar a obter os benefícios dessa técnica. Somente profissionais qualificados e com formação nessa técnica é que podem se dedicar a aplicação dos movimentos de massagem para estimular a circulação da linfa.
Para saber mais, agende seu horário pelo formulário abaixo ou entre em contato pelo nosso WhatsApp, clicando aqui.

